CLIMA

Pesquisadores:

Antônio Paulo de Hollanda Cavalcante (Lattes)
 
Marcelo Colares da Silva (Lattes)
 
Tarcisio Ferreira Maciel (Lattes)

Colaboradores Externos:

Galba Freire Moita (Fiocruz) (Lattes)
 
Eduardo Sávio Passos Rodrigues Martins (FUNCEME) (Lattes)
 
Francisco de Assis Tavares Ferreira da Silva  (INPE) (Lattes)
 
André Lopes (UNIFOR)
 
Francisco Macedo Lopes (Radbum University)
 

No contexto da crise sanitária e socioeconômica global provocada pelo novo coronavírus, cientistas de todo o mundo têm se unido para formar redes de combate à COVID-19. Não haveria de ser diferente na Universidade Federal do Ceará, que também contribui para conhecer mais a fundo a doença, buscando soluções para seu enfrentamento. No Centro de Tecnologia da UFC, um grupo de trabalho realiza uma série de estudos para analisar a disseminação do coronavírus na Região Metropolitana de Fortaleza. Dessas pesquisas, participam representantes dos Departamentos de Integração Acadêmica e Tecnológica (DIATEC), de Engenharia de Teleinformática (DETI) e de Engenharia Elétrica (DEE).

Segundo o Prof. Antonio Paulo Cavalcante, docente do DIATEC e um dos coordenadores da pesquisa “Estudo da influência das condições climáticas e socioespaciais para contágio da COVID-19 em Fortaleza”, fatores como densidade populacional, uso e ocupação do solo e índice de desenvolvimento humano (IDH) são importantes para se entender como o coronavírus tem se comportado localmente. A esses aspectos socioespaciais, estudados em diversos bairros da capital cearense, foram adicionadas informações como condicionantes ambientais de precipitação, umidade, temperatura e velocidade dos ventos.

Na pesquisa, foram detectados territórios possivelmente mais atingidos pela pandemia, com a síntese de dados disponibilizados pelo Governo do Ceará, por meio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde.

 
 
 
 
 

i

A seguir tem-se o mapa de de calor gerado,  em Fortaleza, pela temperatura e umidade média semanal 10 dias antes do registro dos casos -18/04 – 24/04 ;

Fonte Dados Climáticos : FUNCEME

Fonte Dados Climáticos : FUNCEME