DIATEC – UFC

Disciplina: Cálculo Fundamental

Código: CB0664

8 Créditos

Carga Horária: 128hs.

1. Justificativa

Um grande número de disciplinas específicas das engenharias tem conteúdos que foram desenvolvidos sobre os princípios básicos do Cálculo Diferencial e Integral e de suas aplicações e extensões, incluindo-se, nestas extensões, os métodos numéricos e as equações diferenciais.

Estas breves considerações já justificam a necessidade da disciplina de Cálculo Fundamental para a formação do engenheiro eletricista.

2. Ementa

Limites; Derivadas; Máximos e Mínimos;Teoremas fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral de uma variável; Integrais definidas e indefinidas; Área entre curvas; Volumes; Métodos de Integração; Série de Taylor; Coordenadas Polares.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Familiarizar o aluno com as noções de limite, derivada e integral de funções reais de uma variável real, destacando aspectos geométricos e interpretações físicas;

Capacitar o aluno para identificar e resolver problemas cujas soluções utilizem técnicas de Cálculo.

De um modo geral, fornecer ao estudante médio de graduação de Engenharia Elétrica uma sólida formação relativa aos principais conceitos e ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral e suas aplicações, que são pré-requisitos necessários ao estudo sistemático e aprofundado de diversas teorias de engenharia.

4. Bibliografia Básica

Cálculo, James Stewart, vol.1;

L. Leithold: Cálculo com Geometria Analítica – Volume 1;

Um Curso de Cálculo, Guidorizzi, vols. 1 e 2.

5. Bibliografia Complementar

Finney-Weir-Giordano: CÁLCULO – George B. Thomas, 10ª. edição, editora Addison Wesley

W. Swokowski: Cálculo com Geometria Analítica – volume 1, Makron Books do Brasil Editora Ltda;

Tom M. Apostol: Calculus – Volume 1

Disciplina: Planejamento Urbano e os Transportes

Código: TC0701

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

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1. Ementa

Conceitos: Planejamento Urbano, Urbanismo e Desenho Urbano. Os aglomerados urbanos e a evolução urbana. As cidades no mundo e as cidades brasileiras. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. O desenho urbano e os custos de urbanização. Teorias e dimensões dos processos de urbanização. O papel dos Sistemas de Transportes no desenvolvimento urbano. A inter-relação uso do solotransportes. Os modelos de uso do solo/transportes. O sistema viário urbano. O Processo de Planejamento – breve revisão. O planejamento urbano: Características, objetivos, etapas e produtos. Planos, programas e projetos. Legislação e administração urbana. Sistemas de informação urbana. Leis e dispositivos jurídicos de controle ao crescimento das cidades. Planos Diretores. Eficácia do planejamento urbano. Teorias, Metodologias e Técnicas de Caracterização em Planejamento Urbano. O Planejamento da Demanda e da Oferta. Modelos de Ocupação do Solo. Modelos Integrados. Introdução aos Pólos Geradores e Análises de Impacto. Modelos de Demanda versus Oferta. Dimensões Morfológicas dos Processos de Urbanização. Introdução à Teoria da Lógica Social do Espaço e a Sintaxe Espacial.

2. Objetivos – Gerais e Específicos

Apresentar os principais conceitos relativos às interfaces teóricas e práticas entre o Planejamento Urbano e os Transportes

3. Bibliografia Básica

FERRARI, C. (1979) Curso de planejamento municipal integrado. 2.ed. São Paulo, Pioneira.

BRASIL, Lei Nº 12.587, DE 3 DE JANEIRO DE 2012.Diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Presidência da República

CAVALCANTE, A. P. H. (2002). Metodologia de Previsão de Viagens a Pólos Geradores de Uso Misto – Estudo de Caso para a Cidade de Fortaleza. Dissertação de Mestrado, COPPE-UFRJ,;PET-CEDOC, UFRJ, RJ. -220p.

CAVALCANTE, Antonio Paulo de Hollanda (2009). A Arquitetura da Cidade e os Transportes: O Caso dos Congestionamentos em Fortaleza, Ceará. Brasilia: PPG/FAU/UnB, 2009. -347p.: 118 il.

4. Bibliografia Complementar

DEL RIO, V. (1990) Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo, Pini.

DIMITRIOU, H. T. (org.) (1990) Transport planning for Third World cities. London, Routledge.

HOLANDA, Frederico R. B. de (2002). O Espaço de Exceção. Editora UnB, Brasília, DF;

HOLANDA, Frederico de (org.). Arquitetura e urbanidade. Brasília: FRBH, 2011

MASCARO, J. L. (1989) Desenho urbano e custos de urbanização. 2.ed. Porto Alegre, D. C. Luzzato.

SANTORO, Paula (2015). Inovações e desafios da Operação Urbana Água Branca. In. Blog ‘observaSP. Link: https://observasp.wordpress.com/2015/07/21/inovacoes-e-desafios-da-operacao-urbana-agua- branca/

COSTA, Andréa Virginia Freire. “O surgimento do urbanismo e as propostas de solução para as cidades”. Aulas 05 a 08 – propostas urbanísticas do séc. XIX.Notas de Aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN (2016) link: http://docente..ifrm.edu.br/andreacosta/lazer-e-urbanismo/aula-05-a-08-propostas-urbanisticas-do-sec.-xixíview (acesso: 20/02/2017)

Ben Welle et al (2016).0 DESENHO DE CIDADES SEGURAS. EMBARQ. Link: WRlcidades.org

MCIDADES. “Planos Diretores Participativos”. Workshop Financiamento de Municipios – ABDE. Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos. Departamento de Políticas de Acessibilidade e Planejamento Urbano. Rio de Janeiro — 18 de julho de 2013. Link:

Planos diretores : processos e aprendizados / [organização] Renato Cymbalista, Paula Freire Santoro —- São Paulo : Instituto Pólis, 2009. 158p. – (Publicações Pólis ; 51)

Libório, Daniela Campos, Org ; Frota, Henrique Botelho, Org ; Anais do 8º Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico: direito urbanístico e conflitos urbanos: a efetividade da ordem jurídico-urbanistica na promoção do direito à cidade. / Organizado por Daniela Campos Libório e Henrique Botelho Frota – São Paulo: IBDU, 2016.

Disciplina: Projeto de Integração Acadêmica e Tecnológica (PIATEC)

Código: TL0001

2 Créditos

Carga Horária: 32hs.

1. Justificativa

A formação moderna dos profissionais em Engenharia ou, Arquitetura ou Design (EAD) pressupõe a integração de conhecimentos não apenas de sua área específica, mas também de outras áreas de EAD, na medida em que nestas, assim como em outras áreas, não existe conhecimento isolado no mundo real. Sabe-se que o conhecimento não está compartimentalizado no mundo real, e portanto as soluções propostas por um profissional em EAD devem levar em conta outras áreas profissionais dentro de EAD, e até mesmo de outras áreas que não estas. Além disso, deveria também ser proporcionado ao aluno uma vivência profissional com os profissionais destas outras áreas diferentes da sua, a fim de que suas soluções não estejam dissociadas do ambiente no qual elas serão aplicadas. Em resultado disso, destaca-se a necessidade, na formação dos profissionais em EAD moderno, de uma disciplina que permita a fluidez do conhecimento não apenas de forma
multidisciplinar, mas também transversal, e que permita sua convivência com alunos de outras áreas da engenharia, e até mesmo, como indicado acima, de outras áreas, tendo portanto um caráter integrador em nível não apenas de seu curso. Por outro lado, modernas metodologias de ensino em engenharia, particularmente Aprendizado Baseado em Projeto (PBL – Project-Based Learning), indicam que essa integração, bem com assimilação e solidificação de conhecimentos, perpassam uma vivência prática do aluno, através da realização de projetos que não apenas possibilitem ao mesmo aplicar esses conhecimentos, mas também adquirir experiência pela exposição de problemas reais de EAD.
Desta forma, a conjunção desses dois pressupostos indica a necessidade de uma disciplina que possibilite ao aluno trabalhar, em conjunto com outros alunos, em projetos que sejam ou emulem situações reais em EAD, que envolvam conhecimentos de mais de uma sub-área desta, e ainda que ele trabalhe em grupos de alunos que pertençam a essas outras sub-áreas, no esforço de conceber, propor e executar soluções nesses projetos de engenharia. Esta prática permite que todos possam adquirir a vivência real de uma situação de sua futura atuação como engenheiro, onde a solução de problemas perpassa várias áreas da engenharia e de outra áreas do conhecimento.

2. Ementa

O EAD projetista; Procedimento metódico para o desenvolvimento de um produto/processo. Objetivos das atuais doutrinas do projeto metódico. Aprendizagem Baseada em Projetos. Métodos para o planejamento, busca e avaliação da solução. O processo de desenvolvimento de um produto. Esclarecimento e definição metódica da tarefa.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Através da realização de um projeto que integre conhecimentos de mais de uma área de EAD, a disciplina visa proporcionar ao aluno, sob a supervisão de professores das áreas envolvidas, a experiência de realizar um projeto multidisciplinar na área de EAD, baseado em um problema real. Ao final do projeto, dois resultados deverão ser produzidos: um produto que implemente a solução do problema alvo do projeto, e um modelo de negócio visando a introdução desse produto no mercado.

4. Bibliografia Básica

Projeto, Planejamento e Gestão de Produtos: Uma Abordagem para Engenharia – Hugh Jack – editora Campus, 1a Ed. – 2014; ISBN 9788535274196.

Introdução à Engenharia – Uma Abordagem Baseada em Projeto – Clyve L. Dym & Patrick Little; Editora Bookman, 2010; ISBN 9788577806485.

Projeto na Engenharia. Gerhard Pahl, Wolfang Beitz, Jorg Feldhusen, Karl-Heinrich Grote, Editora Edgard Blucher, 1a Ed 2005, ISBN 13 9788521203636

5. Bibliografia Complementar

Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation; Tim Brown; Editora HarperBusiness; 2009; ISBN 13 978-0061766084.

Projeto na Engenharia: Peter Polack – Editora Hemuns, 1998. ISBN 8528905373.

Aprendizagem Baseada em Projetos. William N. Bender; Editora Penso; 2014; ISBN 9788584290017.
4.Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling – Harold R Kerzner – Editora Wiley, 11a edição, 2013, ISBN 13 978-1118022276.

Creative Leadership: skills that drive change; Gerard J. Puccio; Marie Mance; Mary C. Murdoch; Editora SAGE Publications, 2a edição, 2010, ISBN 13 978-1412977579.

Disciplina: Tecnologia e Sociedade

Código: TL0002

2 Créditos

Carga Horária: 32hs.

1. Justificativa

Ao longo de sua história, a relação da tecnologia com outras áreas do conhecimento é de extremo inter-relacionamento. A Internet, uma tecnologia que tem influenciado profundamente várias áreas das Humanidades, tem também sido influenciada por estas áreas. Grandes decisões de políticas tecnológicas, concepção e projetos técnicos encontram argumentos não apenas no campo tecnológico, mas também na Psicologia, Filosofia, Economia, Educação e mesmo na área da Ciências da Saúde, apenas para citar algumas inter-relações. Vê-se então, que o profissional da área de tecnologia não é um ser isolado de seu meio, mas inserido em um contexto social e cultural que o influencia profundamente, da mesma forma que a tecnologia que ele ajuda a gerar também influencia a sociedade. Desta forma, é de grande importância que em seu processo de formação se inclua disciplinas onde estas questões sejam apresentadas e discutidas, de tal maneira que ele possa produzir tecnologias que tenham como fim não ela em si mesma, mas que tenham, como fator de avaliação de sucesso, também o impacto benéfico que ela traz para essa sociedade, afinal de contas, o homem é o fim, a tecnologia é apenas um meio.

2. Ementa

O profissional da área de tecnologia e a sociedade. Relações históricas entre a tecnologia e as ciências humanas. Questões atuais sobre a relação entre tecnologia e sociedade.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Conscientizar-se enquanto profissional da área tecnológica, das diversas áreas do conhecimento afetadas e que afetam a tecnologia, dialogando com todas essas áreas, através de uma prática de ensino de realização de diversas atividades, tais como seminários, estudos de caso e palestras sobre assuntos relacionados à influência mútua entre tecnologia e outras áreas do conhecimento.

4. Bibliografia Básica

Herminio Martins. Experimentum Humanum: Civilização Tecnológica e Condição Humana. Relógio D’Água Editores; 2011; ISBN 978-989-641-218-0.

Winston/Edelbach; Humanity and Technology: Global Ethics. Cengage Learning, 2014. ISBN-10: 1305024575.

Morton Winston; Society, Ethics, and Technology. Wadsworth Publishing; 5th edition; ISBN-10: 1133943551, ISBN-13: 978-1133943556

5. Bibliografia Complementar

 

Rudi Volti; “Society and Technological Change”; Worth Publishers, 7th edition; ISBN-10: 1429278978, ISBN-13: 978-1429278973.

Edgar Morin; Os SETE SABERES NECESSARIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO.”; CORTEZ; Educação, 2011. ISBN-10: 8524917547, ISBN-13: 978-8524917547.

Edgar Morin; “Ciencia Com Consciencia”; BERTRAND DO BRASIL – GRUPO RECORD; 5a edição, 1993. ISBN-10: 8528605795, ISBN-13: 978-8528605792.

Martin Bridgstock et al; “Science, Technology and Society: An Introduction”; Cambridge University Press; ISBN-10: 0521587352, ISBN-13: 978- 0521587358.

Andrew Ede; Lesley B Cormack; “A History of Science in Society: From Philosophy to Utility”; University of Toronto Press; 2nd edition; 2012; ISBN- 10: 1442604468, ISBN-13: 978-1442604469.

Andrew Ede; Lesley B Cormack ; “A History of Science in Society: A Reader”; University of Toronto Press, Higher Education Division; 2007. ISBN-10: 1551117703; ISBN-13: 978-1551117706.

Nicholas Carr; “The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains”; W.W. Norton & Company; 0393339758. ISBN-10: 0393339750, ISBN-13: 978-

Disciplina: Fundamentos de Química para Engenharia

Código: TL0003

8 Créditos

Carga Horária: 128hs.

1. Ementa

Estudo dos conceitos fundamentais da química, relações de massa e energia nos fenômenos químicos, modelo do átomo e estrutura molecular. Água e soluções. Cinética e Equilíbrio Químico. Relações de equilíbrio e suas aplicações em fenômenos envolvendo ácidos, bases e sistemas eletroquímicos. Química do Carbono. Acidez e Basicidade, Estereoquímica. Reações Orgânicas e mecanismos reacionais das principais classes de compostos orgânicos incluindo os aspectos estereoquímicos e físico-químicos. Aplicações em Engenharias de Energias e Meio Ambiente

2. Bibliografia Básica

KOTZ, J. C.; TREICHEL Jr., P. M. Química Geral e Reações Químicas. 5. ed. vol. 1 e 2. São Paulo: Thomson, 2005.

MCMURRY, J.E., FAY, R.C., General Chemistry: Atoms first. New York:: Prentice Hall, 2010

BRUICE, P. Y. Química Orgânica. 4. ed. Vol. 1 e 2. São Paulo: Pearson – Pentice Hall. 2006.

3. Bibliografia Complementar

KOTZ, J. C.; TREICHEL Jr., P. M. Química Geral e Reações Químicas. 5. ed. vol. 1 e 2. São Paulo: Thomson, 2005.

MCMURRY, J.E., FAY, R.C., General Chemistry: Atoms first. New York:: Prentice Hall, 2010

BRUICE, P. Y. Química Orgânica. 4. ed. Vol. 1 e 2. São Paulo: Pearson – Pentice Hall. 2006.

Disciplina: Metodologia Científica e Tecnológica

Código: TL0005

2 Créditos

Carga Horária: 32hs.

1. Justificativa

Esta disciplina pretende fornecer aos alunos de graduação em Engenharia de Energias e Meio Ambiente instrumentos para facilitar o desenvolvimento de trabalhos de alto rigor técnico e cientifico, tanto no que diz respeito ao conteúdo como em relação à forma

2. Ementa

Natureza do conhecimento científico. O método científico. A pesquisa: noções gerais. Como proceder a investigação. Como transmitir os conhecimentos adquiridos. A importância da comunicação técnica (oral e escrita). Leitura, interpretação e organização de ideias. Redação, comunicação e expressão. Técnicas de apresentação e utilização de recursos audiovisuais. Exposição de trabalhos técnicos.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Esta disciplina tem por objetivo despertar nos estudantes a necessidade de aquisição de competências e habilidades individuais para transformar conhecimentos em aplicações práticas, úteis e significativas. Algumas palestras de profissionais acadêmicos e industriais poderão ser incluídas a fim de enriquecer a experiência dos alunos na disciplina, apontando na direção de uma forte relação entre universidade e a prática da pesquisa profissional.

4. Bibliografia Básica

 MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M., Metodologia do trabalho científico. 7ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007. APPOLINÁRIO F. Metodologia da Ciência. ed. Thomson, 2006.

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M., Técnicas de pesquisa. 7a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008

5. Bibliografia Complementar

SILVEIRA, M. A., A Formação do engenheiro inovador, uma visão internacional. PUC-Rio, Abenge, 2005. (disponivel gratuitamente na URL: http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br).

MARCONI, M. A., LAKATOS, E. M., Metodologia científica. 5ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

ECO, H., Como se faz uma tese. São Paulo: Editor Perspectiva, 1989.

RAMOS, A., METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA: Como uma Monografia pode Abrir o Horizonte do Conhecimento. 1ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

VARGAS, M., Metodologia da pesquisa tecnológica. Editora Globo, 1985.

Disciplina: Fundamentos de Cálculo para Engenharia

Código: TL0006

8 Créditos

Carga Horária: 128hs.

1. Justificativa

Um grande número de disciplinas específicas das engenharias tem conteúdos que foram desenvolvidos sobre os princípios básicos do Cálculo Diferencial e Integral e de suas aplicações e extensões, incluindo-se, nestas extensões, os métodos numéricos e as equações diferenciais.

Estas breves considerações já justificam a necessidade da disciplina de Cálculo Fundamental para a formação do engenheiro de Energias Renováveis e Meio Ambiente.

2. Ementa

Limites; Derivadas; Máximos e Mínimos; Teoremas fundamentais do Cálculo Diferencial e Integral de uma variável; Integrais definidas e indefinidas; Área entre curvas; Volumes; Métodos de Integração; Cálculo de zeros de funções; Série de Taylor; Cônicas; Hipérboles.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Familiarizar o aluno com as noções de limite, derivada e integral de funções reais de uma variável real, destacando aspectos geométricos e interpretações físicas;

Capacitar o aluno para identificar e resolver problemas cujas soluções utilizem técnicas de Cálculo.

De um modo geral, fornecer ao estudante médio de graduação de EEMA uma sólida formação relativa aos principais conceitos e ferramentas do Cálculo Diferencial e Integral e suas aplicações, que são pré-requisitos necessários ao estudo sistemático e aprofundado de diversas teorias de engenharia.

4. Bibliografia Básica

L. Leithold: Cálculo com Geometria Analítica – Volume 1;

Cálculo, James Stewart, vol.1;

Um Curso de Cálculo, Guidorizzi, vols. 1 e 2.

5. Bibliografia Complementar

Finney-Weir-Giordano: CÁLCULO – George B. Thomas, 10ª. edição, editora Addison Wesley

W. Swokowski: Cálculo com Geometria Analítica –volume 1, Makron Books do Brasil Editora Ltda;

Tom M. Apostol: Calculus – Volume 1

Disciplina: Fundamentos de Física para Engenharia

Código: TL0007

8 Créditos

Carga Horária: 128hs.

Plano de Ensino – Física Fundamental

Disciplina: Cálculo Vetorial para Engenharia

Código: TL0008

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

Permitir o estabelecimento da conexão entre a Matemática e os problemas que se apresentam na Engenharia é uma atitude cuja
prática já se desenvolve há algumas centenas de anos. Essa é a finalidade dessa disciplina que, além de alguns tópicos
considerados clássicos, incorpora, a cada época, novidades situadas na fronteira do conhecimento. Isso contribui para criar no
engenheiro uma melhor formação técnica, com sólida base científica.

2. Ementa

Vetores, retas e planos; curvas/funções com valores vetoriais; funções escalares de várias variáveis; integração múltipla;
os teoremas de Green, da Divergência e de Stokes.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Desenvolver técnicas destinadas ao tratamento de modelos de situações problema em engenharia, baseadas nas
seguintes ferramentas: análise vetorial, integrais de linha e de superfície.

4. Bibliografia Básica

 L. Leithold: Cálculo com Geometria Analítica, Volume 2;

James Stewart, Cálculo, vol.2;

Guidorizzi, H.: Um Curso de Cálculo, Vol. 2 e 3;

W. Swokowski: Cálculo com Geometria Analítica, Vol. 2, Makron Books do Brasil Editora

5. Bibliografia Complementar

E. Kreyzig: Advanced Engineering Mathematics – 8a edição, Ed. Wiley.

Tom M. Apostol: Calculus, Vol. II.

Disciplina: Métodos Numéricos para Engenharia

Código: TL0009

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

Devido à crescente complexidade e/ou dimensão dos problemas de engenharia e ciências, a solução analítica dos mesmos torna-se frequentemente impraticável. Para resolver tais problemas, diversos métodos foram desenvolvidos para serem aplicados em computadores digitais e obter soluções numericamente. Como consequência, os computadores tornaram-se ferramentas de trabalho fundamentais nas áreas de engenharia e ciências, onde pacotes de software especializados oferecem ferramentas para solucionar uma ampla gama de problemas. Assim, torna-se fundamental conhecer os principais métodos numéricos para engenharia e ciências a fim de guiar o seu uso e compreender suas principais vantagens, desvantagens, e limitações.

2. Ementa

Erros em aproximação numérica. Zero de funções. Solução numérica de sistemas de equações não-lineares e lineares. Interpolação e aproximação. Derivação e integração numérica. Solução de equações diferenciais ordinárias. Aplicações em problemas de engenharia.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Esta disciplina tem como objetivo principal introduzir os alunos a métodos computacionais aplicados à solução de problemas em engenharia.profissional.

4. Bibliografia Básica

Métodos Numéricos para Engenheiros e Cientistas: Uma Introdução com Aplicações Usando o Matlab. Amos Gilat e Vish Subramaniam. 1Ed., Artmed/Bookman

Métodos Numéricos para Engenharia Steven C. Chapra e Raymond P. Canale 5Ed., Artmed/McGraw-Hill

Análise Numérica. Richard L. Burden e J. Douglas Faires. 8Ed., Cengage-Learning

5. Bibliografia Complementar

Cálculo Numérico. Neide M. B. Franco. 1Ed., Pearson

Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais Maria A. G. Ruggiero & Vera Lúcia da R. Lopes 2Ed., Pearson

Cálculo Numérico: Características Matemáticas e Computacionais dos Métodos Numérico Décio Sperandio, João T. Mendes & Luiz H. Monken. 1Ed., Pearson

Disciplina: Álgebra Linear para Engenharia

Código: TL0010

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

Plano Ensino – Álgebra Linear

Disciplina: Probabilidade e Estatística para Engenharia

Código: TL0011

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

Plano de Ensino – Estatistica e Probabilidade

Disciplina: Modelagem Espacial da Informação (MEi)

Código: TL0012

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

2. Ementa

(Parte 1) Fundamentos de Modelagem: Introdução à modelagem da Informação. Conceitos. Classificação da Modelagem da Informação. Métodos Contemporâneos de Modelagem Espacial da Informação. Conceitos de Mineração de Dados.

(Parte 2) Mensuração: Introdução à cartografia. Significado e aplicação do mapeamento. Teoria das distorções. Projeções Cartográficas e Geodésicas.  

(Parte 3)Modelagemde  Dados e Aplicações: Bancos de Dados Espaciais: criação e visualização. Estrutura Geral de um SIG. Representação Computacional, Manipulação e Análises de Dados Geográficos. Geoestatística. Geomarketing. Integração de Dados em SIG. Aplicações em projetos.

Disciplina: Modelagem da Informação e da Construção (MiC)

Código: TL0013

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

A diversificação e quantidade de informações utilizadas nas mais complexas atividades demandadas nas Engenharias e afins pressupõe o conhecimento de ferramentas computacionais que auxiliem na tomada de decisão, como também de competências desenvolvidas através de novas metodologias ativas de aprendizagem, tais como: Aprendizagem Baseada em Problemas, ABP ou PBL (Problem Based Learning) e CDIO (Conceive, Develop, Implement and Operate), Concepção, Desenvolvimento, Implementação e Operação em engenharia.
A presente disciplina se propõe a fornecer aos futuros profissionais das Engenharias e afins conhecimentos mínimos e indispensáveis ao planejamento e execução de trabalhos que envolvam banco de dados associados às técnicas de Modelagem da Informação e da Construção (MIC), ou em inglês, BIM (Building Information Modeling), por meio de técnicas atuais de representação da informação e suas aplicações.
A metodologia proposta nesta disciplina vai ao encontro de expectativas do setor produtivo (público, privado) que, em contrapartida, aguardam profissionais capacitados com estas novas metodologias e ferramentas computacionais. O uso, diversificação e especialização das mesmas são diretamente proporcionais às habilidade do profissional em se adaptar a análise de problemas de engenharia, sendo capaz de: (1) detectar sua problemáticas, (2) identificar as questões-foco e, a partir delas, do (3) desenvolvimento de estratégias de abordagem, sendo capaz de (4) identificar as possibilidades ferramentais e metodológicas existentes, vistas na disciplina, que possam ser mais adequadas ao ataque dos problemas caracterizados.
Atualmente, o ensino tecnológico passa por uma mudança de paradigma pedagógico que tem como base, novas propostas de ensino e aprendizagem que ‘rompem’ com o os métodos tradicionais, compartimentalizados. A nova educação tem  que ser centrada no aluno e o professor passa a ser mediador de todo o processo de aprendizagem de forma holística e integrada, que leva o aluno a encontrar a melhor alternativa para determinada problemática. Assim, assumindo novas propostas com a EAd , CDIO e PBL, a disciplina busca se alinhar com as atuais metodologias no campo da educação no processo de ensino-aprendizagem de modelagem da informação e projetos, procurando contribuir para as soluções dos grandes problemas que afligem a sociedade.

2. Ementa

(Parte 1) Conceitos: Fundamentos, Introdução à Modelagem da Informação. Categorias da Modelagem da Informação. Métodos Contemporâneos de Modelagem da Informação e da Construção (BIM).

(Parte 2) Pré-construção: Etapas do Processo de Projetação e Modelagem. Cenários de Construtibilidade. Estimativa de Viabilidade. Impactos Ambientais / Análise LEED.

(Parte 3) Construção: Modelagem 3D. Visualização/ Revisão de Projetos. Coordenação / Clash Detection. Planejamento Logístico (4D) / Estimativa de Custos (5D), e Simulação de Eficiências (6D). (Parte 4) Pós-construção: “As Built”. Gestão de Manutenção e Operação (7D).

(Parte 4) Pós-construção: “As Built”. Gestão de Manutenção e Operação (7D).

Disciplina: Programação Computacional para Engenharias

Código: TL0106

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

Ensinar a lógica de programação ao aluno, bem como introduzir o aluno a uma linguagem de programação.

2. Ementa

Introdução à computação. Sistemas de numeração. Introdução aos algoritmos. Tipos básicos de dados. Operadores. Estruturas de controle de fluxo. Tipos de dados definidos pelos usuários – estruturas homogêneas. Tipos de dados definidos pelos usuários – estruturas heterogêneas. Manipulação de memória. Funções e procedimentos. Arquivos.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

Esta disciplina tem por objetivo despertar nos estudantes a necessidade de aquisição de competências e habilidades individuais para transformar conhecimentos em aplicações práticas, úteis e significativas. Algumas palestras de profissionais acadêmicos e industriais poderão ser incluídas a fim de enriquecer a experiência dos alunos na disciplina, apontando na direção de uma forte relação entre universidade e a prática da pesquisa profissional.

4. Bibliografia Básica

 C Como Programar, Paul Deitel e Harvey Deitel, 6a Ed., Pearson.

C++ How to Program, Paul Deitel e Harvey Deitel, 8a Ed., Pearson.

Fundamentos da Programação de Computadores, Ana Fernanda G. Ascencio e Edilene Aparecida V. de Campos, 3a Ed., Pearson.

5. Bibliografia Complementar

C: A linguagem de Programação, Brian W. Kernighan e Dennis M. Ritchie, 1a Ed., Campus

 
C Completo e Total, Herbert Schildt, 3a Ed., Makron Books oTreinamento em Linguagem C, Victorine Viviane Mizrahi, 2a Ed., Pearson
 
Algoritmos e Estruturas de Dados, Ângelo de Moura Guimarães e Newton Alberto de C. Lages, 31a Tiragem, LTC
 
Algoritmos e Lógica de Programação, Marco Antonio F. de Sousa e outros, 1a Ed., Cengage-Learning
 
Fundamentos de Programação, Luis Joyanes Aguilar, 3a Ed., McGraw-Hill

Disciplina: Desenho Assistido por Computador (DAC)

Código: TL0603

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

Disciplina: Desenho para Engenharia (DPE)

Código: TL0617

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Justificativa

O desenho é um meio objetivo e prático de se representar graficamente as formas e dimensões dos objetos, residindo aí sua importância no desenvolvimento tecnológico, tendo em vista a dificuldade de se descrever formas através da linguagem escrita, sem, entretanto, desconhecer o valor das informações que essa linguagem possa proporcionar. A principal finalidade do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas, constituindo-se num meio conciso e inequívoco de comunicação (BORNANCINI, 1987). O desenho é assim um instrumento importante durante todas as etapas da solução de problemas tecnológicos. A justificativa da disciplina se dá quando da necessidade de preparação do aluno de  engenharia para o desafio de interpretação e criatividade na apresentação abstrata e gráfica de elementos bi e tridimensionais. Por meio do desenho projetivo e técnico, chega-se ao detalhamento de projetos em
engenharia. Vale ressaltar que essa técnica vem sofrendo aprimoramentos pelo uso de ferramentas computacionais CAD (
Computer Aided Design – Desenho Assistido por Computador) e BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção), as quais podem ser definidas como uma sub-área da Computação Gráfica, também voltadas para a criação e manejo de desenhos técnicos e projetos. Trata-se, portanto, de disciplina fundamental para a formação de qualquer profissional de Engenharia.

2. Ementa

PARTE 1: Instrumentos e equipamentos de desenho. Normas Técnicas da ABNT para Desenho. Classificação dos desenhos. Formatação de papel. PARTE 2: Noções de Geometria Descritiva: generalidades; representação do ponto; estudo das retas; retas especiais; visibilidade; planos bissetores; estudo dos planos; traços; posições relativas de retas e planos. Projeções cotadas. Computação gráfica. PARTE 3: Construções geométricas usuais. Desenho à mão livre. Regras de cotagem. Vistas ortográficas. Cortes e seções. Perspectivas isométrica e cavaleira.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

objetivo geral do desenho é representar os objetos de forma prática e precisa, no plano (projeções) e no espaço (representações tridimensionais), objetivando a reconstituição dos mesmos.
Dentre os 
objetivos específicos, tem-se:
• Habilitar o aluno no manejo de instrumentos de desenho para a rápida representação e leitura de desenhos de projeto
• Introduzir o aluno às ferramentas de modelagem digital (vetorial e raster: CAD, sketchUP, outros);
• Desenvolver a percepção de elementos abstratos, graficamente, por meio do desenho projetivo;
• Ampliar o processo de abstração e visualização de elementos de projetos por meio da Geometria Descritiva

4. Bibliografia Básica

MACHADO, Ardevan (1986). Geometria Descritiva. São Paulo: Projeto Editores Associados, 26° ed. 306 p
GIESECKE, Frederick E. el al (2002), Comunicação Gráfica Moderna. ISBN: 8573078448, Bookman. Porto Alegre-RS.
SILVA, Arlindo et al. (2006). Desenho Técnico Moderno, LTC Editora, 4ª Edição;
Telecurso 2000. Apostila de Desenho ( http://aulas.acervotecnico.com.br/telecurso-2000-desenho-tecnico/ )
CURSOS COSNTRUIR – Link: http://cursos.construir.arq.br/autocad-aula-1-1-interface-do-autocad/
Portal Web de Desenho em http://det.ufc.br/desenho/ .
Coletânea de Normas da (ABNT): 
NBR 8196; NBR 8402; NBR 8403; NBR 10068; NBR 10647 e NBR 13142

5. Bibliografia Complementar

 SOUZA E MONTENEGRO, (2008). GUIA DE EXERCÍCIOS DE DESENHO TÉCNICO EM FERRAMENTA CAD. DET/CT/UFC. Outubro de 2008;
BORNANCINI, José Carlos M. et al. Desenho técnico básico: fundamentos teóricos e exercícios à mão livre. V. I e II. Porto Alegre: Livraria Sulina Editora, 1987;
PRÍNCIPE JR., Alfredo dos Reis. Noções de Geometria Descritiva, Livraria Nobel S.A., Vol. 1, 17Edição, SP, 1970;
STAMATO, José et all. Desenho / Introdução ao Desenho Técnico, FENAME, Rio de Janeiro, 1972;
Poli-USP (2004). Desenho para Geologia (Vol 1 e 2). Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Depto. de Engenharia de Construção Civil (PCC) (disponível em formato digital).

Disciplina: Geometria Descritiva (GD)

Código: TL0700

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

1. Ementa

Noções de Projeção. Sistema ortogonal diédrico e triédrico. Estrutura e leitura de uma épura. Representação do ponto, reta e plano no sistema mongeano. Posições relativas de ponto reta e plano e bissetores. Métodos descritivos: rebatimento, mudança de plano, rotação e alçamento. Problemas métricos envolvendo verdadeira grandeza. Superfícies curvas. Problemas métricos, representação de poliedros e superfícies geométricas, seções e interseções em geral. Aplicações práticas em Arquitetura.

Disciplina:Fundamentos de Cálculo – Semipresencial

Código: TL0701

8 Créditos

Carga Horária: 128hs.

1. Justificativa

Essa disciplina não busca apenas ensinar futuros engenheiros a calcular derivadas e integrais. Com efeito, tem como maior objetivo treinar o cérebro de cada discente a aumentar a capacidade de raciocínio lógico, rápido e prático. É claro que além de todo esse intenso treinamento ao cérebro, essa disciplina fornece grande embasamento para que os futuros profissionais possam aplicar em algumas disciplinas ao longo do curso.

2. Ementa

Funções reais de variável real; funções elementares do cálculo; noções sobre limite e continuidade; a derivada; aplicações da derivada; integral definida e indefinida. Técnicas de integração. Extensões
do conceito de integral. Aplicações da integral definida. Cônicas. Coordenadas Polares.

3. Objetivos – Gerais e Específicos

1.    Identificar algumas funções quando apresentadas sob formas algébricas ou sob forma de gráficos.
2.    Definir limites.
3.    Calcular limites.
4.    Analisar a continuidade de funções.
5.    Resolver problemas geométricos de cálculo de equações de retas tangentes e normais as curvas, utilizando a interpretação geométrica da                  derivada
6.    Encontrar a derivada de funções diversas aplicando, sempre que possível, em situações práticas de sua área ou de áreas afins.
7.    Calcular velocidade e aceleração usando derivada.
8.    Resolver problemas práticos de taxa de variação de sua área ou de áreas afins.
9.    Aplicar derivadas no cálculo de limites.
10.  Analisar o comportamento de funções determinando os valores máximos e mínimos e esboçar gráficos.
11.  Resolver problemas práticos de maximização e minimização adequados as suas áreas.
12.  Conceituar a integral definida.
13.  Calcular integral definida e indefinida através dos métodos apresentados.
14.  Calcular áreas através de integral definida.
16.  Aplicar integral na solução de problemas da física através do uso de somas de Riernann.
17.  Calcular integrais usando as técnicas usuais de integração.
18.  Realizar aplicações nas engenharias

4. Bibliografia Básica

KUELKAMP, N.. Cálculo I. Florianópolis: Editora da UFSC. 1999.

LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica, v. 1. São Paulo: Harbra. 1977.
PISKUNOV, N. Cálculo Diferencial e Integral, v.1. Porto: Livraria Lopes da Silva – Editora. 1990,

SIMMONS, G. F.. Cálculo com. Geometria Analítica, v. 1, São Paulo: Mc Graw – Hill.1988.

STEWART, J.. Cálculo, v. 1. Pioneira Thompson Learning, 2002.

SWOKOWSKI, LW.. Cálculo com Geometria Analítica, v.1. (2a. ed.), Makron Books São Paulo, 1995.

THOMAS, G. B. e FINNEY, R L. Cálculo Diferencial e Integral, v.1 (104 ed.) Addison Wesley, 2002.

5. Bibliografia Complementar

EDWARD, C. H. & PENNEY, D. E.. Cálculo com Geometria Analítica, v. 1. Rio de janeiro: Editora
       Prentice – }fali do Brasil Ltda. 19_87.

FLEMMING, D. M. e GONÇALVES, M. B.. Cálculo “A”, 5-a ed. São Paulo: Makron Books. 1992.

GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo, v. 1. São Paulo: LTC – Livro Técnico e Científico. 1985.

HOWARD, A.. Cálculo: Um Novo Horizonte, v. 1. Porto Alegre: Bookrnan. 1999.

IEZZI, G., e outros. Fundamentos de Matemática Elementar, v.1 e v. 8.São Paulo: Atual. Editora. 1985. 

Disciplina: Fundamentos de Expressão Gráfica e Projetos

Código: TL0015

4 Créditos

Carga Horária: 64hs.

Dados da disciplina disponível clicando aqui.