Publicações

SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Autores:
  • João Ernesto Moura Sobreira Bezerra
  • Carlos Estêvão Rolim Fernandes
  • Layza Castelo Branco Mendes
  • Maria Salete Bessa Jorge
  • Mayara Rocha Coelho
Resumo

Parte-se do pressuposto que na atualidade o ambiente universitário pode ser disparador de situações
estressoras. Além disso, em sua maioria, os estudantes universitários são adolescentes ou adultos jovens em processo de construção de sua identidade. Nesse momento, podem-se apresentar fragilidades psíquicas que podem desencadear prejuízos em seu aprendizado e na motivação em manter-se em seu curso. Alunos das áreas de tecnologias, por se tratar de uma área do conhecimento que se distancia das ciências da saúde, têm menos acesso a informações acerca dos aspectos relacionados à saúde psicossocial, tais  como sintomas de  adoecimento e formas de tratamento, entre outras. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa é analisar o estado atual da saúde mental de estudantes das áreas de engenharia. Trata-se de um estudo quantitativo. O campo empírico foi constituído por onze cursos de graduação em Engenharia que compõem o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT-UFC), e os sujeitos foram os estudantes do primeiro semestre. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário sociodemográfico, o
Patient Health Questionnaire (PHQ-9) e o questionário de Qualidade de Vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQoL-Bref), os quais foram aplicados a 418 estudantes. A relevância da pesquisa está relacionada à obtenção de informações consistentes sobre o estado atual da saúde mental dos estudantes do primeiro semestre do CT-UFC, tendo ficado explícito que muitos desses estudantes já entram no ensino superior com a qualidade de vida comprometida e com sintomas de depressão. Sugere-se ações da universidade para a promoção da boa qualidade de vida e promoção da saúde psíquica discente visando processos de aprendizagem eficazes.

1914-3599-1-PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *